Quisera ter cada vez menos livros
uma biblioteca que se autodevorasse a cada vez
que a mesma coisa fosse dita de outra forma
Que sumam os redundantes livros !
e dos livros derradeiros, as dúplices palavras
e das palavras finais, as letras replicadas
Até que reste
fechado e guardando segredo
um último volume
vaziopleno
O Livro dos Inícios

Miriam Elvira Junghans
agosto 2005

Adolpho Lutz

A Biblioteca Virtual Adolpho Lutz é um desdobramento do projeto “Adolpho Lutz e a história da medicina tropical no Brasil”, da Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz. O projeto é apoiado por diversas instituições: Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Adolfo Lutz (de São Paulo), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – Faperj. Conta, também, com o incentivo de parlamentares da bancada fluminense: Jandira Feghali, Fernando Gabeira, Alexandre Cardoso, Miro Teixeira e, especialmente, Jorge Bittar e Florisvaldo Fier (Dr. Rosinha). Recorremos também ao Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Ministério da Cultura (Lei n° 8.313 de Incentivo à Cultura, de 23.12.1991), e, com seu aval, obtivemos patrocínio da Eletrobrás – Centrais Elétricas Brasileiras S.A.

Iniciado em 2001, o projeto tem outras metas além da Biblioteca Virtual (BV): a publicação da Obra Completa de Adolpho Lutz e a realização de exposição e documentário sobre o cientista. Já está impresso o primeiro volume da Obra Completa, reunindo três livros – Primeiros trabalhos: Alemanha,

Suíça e Brasil (1878-1885); Hanseníase e Dermatologia & micologia – e, ainda, um suplemento com Sumário, glossário e índices. Encontra-se no prelo o segundo volume, tendo sido lançados já os livros concernentes a Febre amarela, malária & protozoologia; e a Entomologia – Tabanídeos.

Enquanto preparamos os originais dos livros, trabalhamos na criação da Biblioteca Virtual, em colaboração com o Núcleo de Informação em História das Ciências Biomédicas e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz, e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), organismo vinculado à Organização Pan-Americana da Saúde.

Inauguramos a primeira ‘edição’, por assim dizer, da Biblioteca Virtual Adolpho Lutz. Ao longo de 2005-6, pretendemos completar seus segmentos, inclusive aquele destinado a crianças, jovens e professores de história, biologia e disciplinas afins.

Ainda que guarde estreito parentesco com bibliotecas congêneres anteriormente desenvolvidas pela Casa de Oswaldo Cruz – as de Carlos Chagas (www.prossiga.br/chagas/), Oswaldo Cruz (www.prossiga.br/oswaldocruz/) e Vital Brazil (www.prossiga.br/vitalbrazil/) –, a Biblioteca Virtual Adolpho Lutz será a primeira do gênero entre os vastos serviços prestados pela Bireme no âmbito da América Latina e do Caribe. As tecnologias, os conteúdos e a programação visual desenvolvidos em parceria com seus técnicos poderão servir de modelo a novas bibliotecas dedicadas a personalidades que se tenham destacado nas ciências da vida.

Ao ingressar na BV-Lutz, o usuário encontra uma caixa de buscas que permite recuperar todo tipo de informação contida nesta biblioteca virtual e em outras que utilizam a metodologia Bireme. A BV-Lutz compreende cinco segmentos, e cada um possui uma caixa para buscas em seu âmbito exclusivamente.

Trajetória: apresenta a história de Adolpho Lutz – em família e como clínico, sanitarista e cientista – com textos associados a imagens e documentos. Cada fase de sua vida compreende diversas páginas em html com três tipos de links. Os links externos remetem a websites dedicados a instituições, personalidades e temas citados no texto. Os internos relacionam-se a páginas da própria BV, contidas em outros segmentos. Remetem, por exemplo, a resumo ou versão integral de correspondência, ou a artigo científico citado no texto sobre a trajetória de Lutz. Por último, links de contextualização levam a páginas da BV que aprofundam determinados temas. Aquelas dedicadas a “Origens Familiares”, por exemplo, remetem a outras com informações sobre Berna e sobre a escola suíça fundada pela mãe de Adolpho Lutz no Rio de Janeiro.

Obra Científica: este segmento oferece ao usuário textos científicos completos de Adolpho Lutz. Aqueles escritos em alemão foram traduzidos para o português. Os textos em francês ou inglês foram mantidos nesses idiomas. Os trabalhos publicados ou inéditos em português tiveram sua grafia atualizada, e alguns de maior relevância ganharam versão em inglês. Além da caixa de buscas que recupera qualquer informação desejada no segmento, o usuário encontra uma ordenação dos trabalhos por décadas ou por temas (dermatologia, micologia, protozoologia, entomologia etc.). Seja qual for o caminho tomado, depara com resumo de cada trabalho, em português ou inglês, com link para a versão fac-similar e/ou texto completo em português, em formato PDF.

Correspondência: contém a correspondência ativa e passiva de Adolpho Lutz com pesquisadores, sociedades e instituições científicas nacionais e estrangeiras. O usuário tem acesso a resumo de cada item da correspondência, com link para o documento completo, tanto a versão fac-similar, como o texto decifrado e digitado ou a tradução para o português, quando o original é em alemão. A recuperação de informações se faz aqui também pela caixa de buscas ou por séries. São ordenadas por correspondentes, remetendo-se o usuário a curtas biografias deles; ou por períodos, que combinam diversos remetentes e destinatários, dando ao usuário visão abrangente dos interesses e interlocuções de Adolpho Lutz em determinados momentos de sua vida.

Sobre Lutz: o segmento reúne textos sobre Adolpho Lutz escritos por discípulos, memorialistas, jornalistas, médicos e cientistas sociais. Além de livros, artigos e discursos, inclui trechos de entrevistas com pesquisadores que conheceram Lutz e que se referem a aspectos interessantes de sua personalidade ou de sua produção intelectual. Este segmento conterá os inventários dos três mais importantes fundos documentais concernentes ao personagem que dá nome a esta biblioteca virtual, sob a guarda do Museu Nacional (UFRJ), da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Adolfo Lutz (SP).
Alguns textos reproduzidos aqui dizem respeito às coleções zoológicas e botânicas formadas pelo cientista, de valor inestimável para o estudo da biodiversidade brasileira. Os principais depositários dessas coleções são a Fundação Oswaldo Cruz e o Museu Nacional da UFRJ.

Imagem e Som : traz a documentação audiovisual concernente ao cientista, abrangendo fotografias, desenhos, gravuras, trechos de filmes de época em que Lutz aparece ou que tenham relação com seu trabalho e, ainda, gravações alusivas a sua trajetória.

Galera Teen: contraparte da versão adulta da BV-Lutz, terá ‘porta de entrada’ própria, linguagem e conteúdos destinados a um público infanto-juvenil e ao uso didático em escolas de ensino médio e fundamental. Através de percurso lúdico e interativo, envolvendo muito mais imagens fixas e em movimento, os usuários deste segmento compreenderão os ciclos biológicos e hábitos de vida das criaturas que Lutz estudou, assim como episódios importantes de sua vida, especialmente aqueles que dizem respeito a problemas com que lidam ainda a medicina, a biologia e a saúde pública.