Pesquisa avançada na base Correspondência Pesquisa avançada em todas as bases

Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)

Décadas:

Correspondentes:

Karl Bruch (1869-1943)

Frank Karl Bruch nasceu na Alemanha em 1º de abril de 1869. Com apenas dezoito anos transferiu-se para a Argentina, onde desenvolveu sua vocação científica sob a orientação do naturalista Francisco Pascacio Moreno, fundador do Museu de La Plata e do Museu Antropológico e Arqueológico de Buenos Aires. Levado por Moreno, Bruch ingressou no Museu de La Plata em 1888. Entomologista de formação, dedicou seus primeiros anos na Argentina também ao estudo da arqueologia e da antropologia do país. Em 1910, publicou com Félix Outes um pequeno livro ilustrado chamado Los aborígenes argentinos, una síntesis del estado actual del conocimiento de los pueblos indígenas. A obra alcançou grande repercussão e passou a ser adotada como manual escolar por vários estabelecimentos de ensino do país, recebendo várias reedições até a década de 1950.

Responsável pela formação da coleção entomológica do Museu de La Plata, Bruch percorreu o país em busca de insetos. Fotógrafo e desenhista, reuniu mais de 5 mil exemplares de coleópteros que compuseram um amplo catálogo publicado em 1914. Dedicou especial atenção também ao estudo das formigas, colaborando nesse campo com o biólogo Ángel Gallardo. Suas coleções entomológicas foram adquiridas pelo Museu de Ciências Naturais de Buenos Aires durante a presidência do general Agustin Pedro Justo (1932-1938).

Bruch foi diretor do Departamento de Zoologia do Museu de La Plata, no qual trabalhou durante muitos anos. Mais tarde, passou ao Museu de Ciências Naturais de Buenos Aires. Laureado com o Prêmio Moreno em 1931, escreveu mais de 160 trabalhos, a grande maioria deles sobre coleópteros e formigas.

Faleceu em Vicente López, província de Buenos Aires, no dia 3 de julho de 1943.

Veja a correspondência