Pesquisa avançada na base trajetória Pesquisa avançada em todas as bases

Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)

Estudos superiores e de especialização

Adolpho Lutz iniciou os estudos superiores em novembro de 1874 na Universidade de Berna, às vésperas de completar 19 anos. As universidades de língua alemã atingiam, então, seu apogeu em termos de organização, produtividade e prestígio interno e internacional. As inovações recém-introduzidas foram decisivas para a sólida formação que Lutz recebeu, tanto na medicina quanto nas disciplinas relacionadas à história natural. Obteve o diploma de médico em 19 de julho de 1879 e, no ano seguinte, o de doutor em medicina, tendo escolhido a área de clínica médica para escrever sua tese.

Valendo-se das facilidades oferecidas pelas universidades de língua alemã, que permitiam a seus alunos o cumprimento de créditos em outras instituições de ensino, freqüentou durante a graduação aulas de professores importantes das universidades de Leipzig, Estrasburgo e Praga, tendo, nesta última, realizado estágio em ginecologia e obstetrícia.

Em Leipzig, Lutz buscou ensino biológico mais consistente, tendo estudado com Karl Georg Friedrich Rudolf Leuckart. Aprendeu com o cientista alemão as novas técnicas histológicas e os métodos de fixar e corar microrganismos, procedimentos que vinham permitindo grandes avanços no estudo da embriologia, da estrutura microscópica de tecidos e órgãos de vertebrados e invertebrados, bem como dos seres microscópicos que os parasitavam. Data também desse período o encontro de Lutz com Robert Koch.

Durante os anos de sua formação, Adolpho Lutz sempre manteve o interesse pela história natural. Aos 25 anos, já doutor, prosseguiu os estudos em outras cidades européias. No segundo semestre de 1880 viajou para Viena, na época um dos maiores centros mundiais em medicina clínica e dermatológica. No primeiro semestre do ano seguinte esteve em Londres, onde acompanhou preleções e atos cirúrgicos de Joseph Lister, no hospital do King’s College, da Universidade de Londres. Em julho de 1881 esteve em Paris, e, ao que parece, conheceu Pasteur. Ainda nesse ano regressou a Berna, refez as malas e partiu para o Brasil, juntando-se finalmente à família.